PLANO CONSULTOR

Sistema Kwatcher + Programa Newatt de eficiência energética.

Gestão eficiente e payback rápido

logo newatt branca

MÉTODO NEWATT DE MELHORIA CONTÍNUA

O PLANO CONSULTOR dá acesso ao método Newatt de melhoria contínua,  desenvolvido com base na norma ISO50.001, nos conceitos do pilar de energia do WCM e na metodologia six sigma.  Sua execução demanda a implementação de um sistema de gestão de energia em conjunto com um sistema de medição e gerenciamento de consumo em tempo real.

O método é exclusivo e permite que qualquer organização gerencie sua energia de maneira inteligente, focado na identificação de perdas nos processos e no desenvolvimento de ações para reduzir os custos com energia..

Etapas do projeto

O foco da metodologia Newatt se dá na busca pela eficiência energética ativa, ou seja, fazer mais com menos. 

Para isso seguimos um passo a passo criterioso e detalhado.

Gráfico de redução do consumo com a metodologia Newatt - consultoria de energia

Trabalhamos buscando a eficiência energética em todos os vetores energéticos da organização, sejam energia elétrica, ar comprimido, gás natural, óleo, biomassa e quaisquer outros tipos de combustíveis fontes de energia. Por isso, no Passo 1 realizamos uma análise apurada de todos os sistemas de utilidades da sua empresa para que possamos definir uma área foco de trabalho na qual teremos resultados em um menor espaço de tempo.

Todos os sistemas de transformação de energia são avaliados nessa etapa. Cada um dos critérios possuem um peso e a partir das informações avançadas definimos a área ou o vetor energético que será o foco do início trabalho.

A partir do momento em que definimos a área foco partimos para uma investigação apurada onde realizaremos a análise de uso e consumo de energia. Nessa etapa realizamos todo o levantamento das cargas significativas existentes na área, todos os processos de uso de energia e como eles devem funcionar.

Esse é o momento onde identificamos por que e como a sua organização consome energia e em quê essa energia é transformada.

Nos passos anteriores definimos uma área foco e realizamos uma análise de uso e consumo de energia. Agora, no Passo 3, é o momento de quantificar isso tudo. Com base nas informações levantadas, realizamos um estudo para o dimensionamento da malha de medição. Esse passo é muito importante pois a partir desse momento conseguimos cercar todas as áreas de consumo de energia para que seja realizado a medição e o monitoramento de maneira estratégica.

Além disso, aqui também é realizado o desenvolvimento de indicadores de desempenho energético – IDE. Através de um estudo conseguimos identificar qual o indicador realmente reflete a melhoria do desempenho energético da organização. Esse passo é importantíssimo pois é através do IDE que torna possível validar os ganhos dos projetos que serão desenvolvidos, bem como avaliar o impacto que sofrerá o consumo de energia através de alguma modificação na organização.

No Passo 4 vamos consolidar tudo aquilo que fizemos nos passos anteriores. Uma vez que definimos a área foco de trabalho, realizamos todo o levantamento e distribuímos os sensores Newatt para realizar o monitoramento de consumo, é hora de trabalhar com essas informações.

Aqui, realizamos a identificação das perdas energéticas que estão acontecendo durante o processo de uso e consumo de energia e qual o impacto financeiro essas perdas estão trazendo para a organização.

A partir desse momento, temos através de um diagrama de Pareto todo o direcionamento financeiro para direcionar o plano de ação.

Uma vez que temos o direcionamento de onde estão as maiores perdas da organização é hora de descobrir o que causam essas perdas.
No Passo 5 aplicamos as ferramentas para a identificação de causa-raiz dos problemas, para que possamos desenvolver uma solução que vá realmente atacar o problema de maneira definitiva e não somente uma solução paliativa.

A partir do momento que compreendemos qual é a causa-raiz do problema é hora de atacá-la! Então, desenvolvemos todas as soluções que aplicaremos para reduzir as perdas de energia através dos projetos de melhoria, avaliamos os resultados, validamos e contabilizamos a redução das perdas.

No Passo 6 tornamos como padrão tudo aquilo que foi bem sucedido no Passo 5. Se uma ação trouxe bom resultado, precisamos padronizá-la para garantir que aquilo seja contínuo na organização.

Além disso, iniciamos os trabalhos de auditoria de energia para garantir que todos estão seguindo com os procedimentos e os padrões que foram estabelecidos.

Uma vez que conseguimos identificar as perdas, atacá-las, padronizar as boas ações e checar se os procedimentos estão sendo seguidos, é hora de expandir os resultados!

Aqui pegamos tudo aquilo de bom que fizemos na área foco e expandimos para todo o restante da unidade, fazendo com que os resultados se ampliem de maneira rápida e com esforços cada vez menores.

Tecnologia IoT e inovação aliada à engenharia de energia

Redução dos custos com energia Análise da fatura de energia

Eficiência energética e operacional com otimização de processos

INDÚSTRIA 4.0

Atualmente, 54% da energia consumida no mundo é utilizada pela indústria, sendo 38% da manufatura. Impressionantes 42% desta energia é desperdiçada no contexto atual devido à perda de calor, pela iluminação ineficiente na fábrica, entre outros problemas que podem ser facilmente resolvidos com a Indústria 4.0.

O primeiro passo é identificar onde, quando e porquê a energia está sendo gasta. 

A tecnologia do sistema Kwatcher através de sensores de alta tecnologia e tecnologia IoT (internet das coisas) provém esta visibilidade do consumo e a metodologia de gestão complementa, indicando ações práticas para atingir as metas de redução. 

Exclusivo no plano CONSULTOR

  • Número de sensores ilimitados
  • Armazenamento dos dados em nuvem ilimitado
  • Acesso remoto via VPN exclusiva
  • Acompanhamento presencial da equipe de consultores
  • Implantação do sistema de gestão baseado em KPI's
  • Números de usuários ilimitados

Ainda em dúvida se o plano CONSULTOR é ideal para você?

Entre em contato com nosso especialista e tire todas as suas dúvidas sobre o plano e como sua empresa pode se beneficiar com a solução.