1. Inicio
  2. Documentos
  3. Medidor Newatt
  4. Instalação
  5. Passo 2 – Verificação das características elétricas

Passo 2 – Verificação das características elétricas

Devemos observar que existem diferentes níveis de tensão elétrica e o número de fases que podem chegar no medidor geral.

Consumidores residencias possuem instalação 127V monofásica, 220V bifásico ou ainda 220V monofásico, dependendo da região do Brasil. Já nas instalações de grandes consumidores, a tensão pode chegar a 380V e 440V trifásico.

Sendo assim, podemos ter diferentes níveis de tensão elétrica e número de fases nos pontos de medição. Por exemplo, uma tomada 127V monofásica e outra 220V bifásica. Vale lembrar que muitos equipamentos funcionam somente pelo nível de tensão, não importando o número de fases, como os eletrodomésticos bivolt,que funcionam com tensões que variam de 100V a 250V.

É importante observar também a corrente nominal do ponto de medição quando toda carga está ligada (utilizando-se de um multímetro “alicate” direto nos condutores ou simplesmente verificando a corrente de atuação do disjuntor). Essa informação vai definir a faixa de corrente do sensor que utilizaremos para aquele ponto.

Agora já conseguimos especificar o multimedidor e os sensores da instalação: o medidor da Newatt G121-100, por exemplo, aceita medição de tensão entre 100V a 250V (fase-fase ou fase-neutro / 6 sensores suportando corrente nominal entre 0A a 100A) e ainda mais outros 6 sensores (mesma ou outras faixas de corrente) por uma expansão do medidor. Cada sensor de corrente mede uma fase do circuito, ou seja, se a sua residência é monofásica, você pode instalar 1 sensor na CHAVE GERAL e os outros 11 sensores em SETORES e EQUIPAMENTOS. No entanto, se for bifásico, você deverá instalar 2 sensores na CHAVE GERAL e ainda sobram 10 sensores para serem instalados em setores e equipamentos bifásicos ou monofásicos.

Pronto, definido os pontos de medição a serem monitorados e as características elétricas da instalação, vamos agora analisar como conectaremos o medidor à internet.

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?