1. Inicio
  2. Documentos
  3. Medidor Newatt
  4. Configurações
  5. Acesso remoto (plano Monitor)

Acesso remoto (plano Monitor)

No aplicativo gratuito, todo acesso aos dados do medidor inteligente é feito com uma conexão direta. O acesso remoto, fora da rede WiFi interna onde ele foi instalado, pode ser feito por você ou pelo instalador através de uma configuração manual no seu roteador de internet. Assim, você vai conseguir acessar, no seu APP, os dados em tempo real de qualquer lugar onde tenha uma conexão com a internet. 

Se caso a sua rede não suportar essa configuração ou ainda se você preferir não ter esse trabalho, você pode fazer o upgrade para o plano UTILITIES. Desta forma, todos seus dados também ficarão armazenados na internet (nuvem).

Assim como você pode acessar os dados por APP também é possível acessar os dados via API interna do medidor inteligente. Veja aqui a documentação da API

 

Redirecionamento de portas

Para habilitar o acesso remoto ao seu medidor Newatt é necessário fazer o redirecionamento de portas do seu roteador de internet (modem ou gateway WiFi). 

Cada roteador de internet possui uma interface de configuração diferente, logo, você terá que procurar a configuração no seu roteador ou fazer uma pesquisa no Google com a seguinte frase: Redirecionamento de portas do roteador “Modelo do seu roteador”. Para encontrar o modelo do seu roteador, verifique na etiqueta de fabricação. Da mesma forma, para acessar a interface de configuração do seu roteador, procure as informações de IP, usuário e senha. 

Muitos roteadores WiFi utilizam como padrão o IP: 192.168.1.1, usuário: admin e senha: admin. Se ainda não for o seu caso, faça a busca no Google. Caso o IP tenha sido modificado por quem o instalou, utilize o aplicativo FING para ver as informações do seu roteador.

A partir das informações de usuário e senha para acesso às configurações do roteador, vamos ver um exemplo de como configurar o redirecionamento de portas utilizando o modelo de modem/roteador WiFi da operadora VIVO.

No seu browser de internet (optamos pelo Chrome) vamos dar entrada na barra de endereços com o IP de configurações do seu roteador (No exemplo, IP 192.168.15.1).

Vá para o menu, acesse Configurações > Rede Local e entre com usuário e senha mostrados na etiqueta e clique na guia “Redirecionamento de portas”.

 

Antes de adicionar a regra, vamos primeiro identificar o IP do medidor inteligente dentro da sua rede local. Para isso, use o aplicativo kWatcher, no qual você fez a instalação do medidor inteligente. No aplicativo kWatcher entre em Configurações > Locais Registrados > Gateway > Host Local. Já no fing, basta estar na mesma rede local e abrir o aplicativo. O IP do medidor pode ser visto logo abaixo de “newatt-gateway”. 

App KWatcher

App FING

Agora que identificamos o IP do medidor, podemos criar as regras de redirecionamento. A primeira regra é para a API do medidor que é servida na porta 1337.

 Na página de configurações de redirecionamento de portas (imagem acima) entre com os seguintes valores:

  • Nome da Regra: API
  • Protocolo: Todos
  • Porta externa: 1337
  • Porta interna: 1337
  • IP Externo:  *
  • IP Interno: 192.168.132.4 (modifique aqui para o IP do seu medidor encontrado no passo anterior)

 

Clique em “ADICONAR”, e faça o mesmo para a próxima porta:

  • Nome da Regra: MQTT
  • Protocolo: Todos
  • Porta externa: 1884
  • Porta interna: 1884
  • IP Externo: *
  • IP Interno: “IP do seu medidor Newatt”

Clique em  “ADICONAR”.

 

Após adicionar as duas portas vá para o menu de Gerenciamento e reinicie o seu roteador.

O passo que acabamos fazer vai redirecionar o tráfego de requisições que chegam no seu roteador, da porta 1337 para a porta 1337 do seu medidor inteligente.

Caso você tenha realizado corretamente todos os passos anteriores e ainda assim não conseguiu o acesso remoto, é provável que o firewall da sua rede esteja bloqueando o medidor. Para isso, vamos liberar o tráfego seguindo os passos a seguir. (Vamos também utilizar o modem/roteador da VIVO como exemplo, procure no Google sobre como fazer isso para o modelo do seu roteador)

Entre nas configurações de firewall. 

Defina as seguintes regras:

  • Nível de segurança: Regras personalizadas
  • Politica padrão: Aceitar
  • Nome da Regra: Medidor inteligente
  • Protocolo: TCP
  • Portas Locais: 1337, 1884
  • Portas Remotas: 1337, 1884
  • IP Local: “IP do seu medidor Newatt”
  • IP Remoto: *

Clique em “ADICIONAR” e reinicie seu roteador.

Se mesmo liberando o firewall você ainda não conseguir acesso, seu roteador, provavelmente, está sob uma rede interna NAT da sua operadora e não possui um IP na rede mudial de computadores (internet). Você pode ligar para sua operadora e pedir para sair do NAT.

Se não conseguiu de nenhuma forma o acesso remoto, você pode assinar o plano UTILITIES e ter o acesso remoto e seguro de todos os seus dados em servidores online (nuvem). No plano UTILITIES, caso você esteja em uma rede empresarial, talvez seja necessário fazer a configurações do firewall para liberar a saída dos dados para os servidores da Newatt. Se for o seu caso, peça para o administrador da sua rede entrar em contato com o suporte da Newatt.

Se quiser seguir outro tutorial para redirecionamento de portas, recomendamos esse aqui.

Este artigo foi útil para você? Sim 1 Não

Como podemos ajudar?