Se você gerencia um edifício comercial e precisa de algumas dicas simples para reduzir o consumo de energia, acabou de encontrar!

Quem não quer reduzir custos, não é? Ainda mais se tratando de reduzir o consumo de energia elétrica, que representa uma despesa considerável no orçamento. Para trabalhar com eficiência energética e fazer com que esse custo seja reduzido efetivamente, o ideal é fazer Gestão de Energia!

Mas enquanto não é possível realizar investimentos que irão melhorar o consumo de energia em sua organização, aqui vão 5 dicas simples que trarão resultados de imediato.

01. Controle os sistemas de ar condicionado e refrigeração

Esses são os grandes vilões das edificações comerciais, representando em torno de 70% do consumo total de energia elétrica. Controlar esses sistemas é garantia certa de eficiência energética e redução de custo. Esse controle pode iniciar com a análise de horários corretos para acionamento e desligamento, levando em consideração a operação do edifício. Posteriormente, essa ação pode ser executada de maneira automática utilizando sistemas automáticos conectados à internet.

02. Ilumine somente o necessário

Realize uma inspeção e verifique onde estão posicionados os pontos iluminação. Em edifícios comerciais, por exemplo, é comum observar a presença de áreas iluminadas sem necessidade devido a rearranjos estruturais com Drywall.

03. Cuidado com os pequenos dispositivos

É comum ter diversos pequenos dispositivos eletrônicos espalhados pelos prédios comerciais. Facilmente você consegue encontrar dispositivos como frigobares, geladeiras, cafeteiras e televisores. Esses dispositivos também representam uma perda energética considerável, uma vez que passam despercebidos pela maioria das pessoas. Desligar esses aparelhos quando não estiverem sendo utilizados, ao invés de deixá-los no modo de standy by (modo de espera), ajuda a diminuir a conta de energia.

04. Eduque e conscientize as pessoas

Mudanças comportamentais requerem educação e conscientização. Trabalhe junto ao RH uma estratégia com o objetivo de educar e conscientizar os profissionais sobre o tema e como é importante reduzir o consumo de energia. É importante ressaltar também o impacto climático do consumo de energia.

05. Tenha pelo menos um medidor

A fatura de energia é uma conta muito alta para você simplesmente recebê-la e encaminhá-la para o pagamento sem uma análise prévia. Tenha pelo menos um medidor que permita entender os comportamentos de consumo de energia do seu edifício. Tente compreender, por exemplo, qual o consumo de energia durante o final de semana e qual o consumo durante a madrugada. Com a análise dessas informações, é possível criar um plano de ação visando reduzir o consumo de energia.

Essas foram apenas algumas dicas para reduzir o consumo de energia, artigos como esse estão disponíveis no nosso blog, que você encontra clicando aqui.